Página Inicial Data de criação : 09/09/14 Última actualização : 12/07/05 23:52 / 23 Artigos publicados

Fome no Brasil  Inserido Wednesday 30 September 2009 16:21

Blogue de blogfome :FOME NO MUNDO, Fome no Brasil

A fome é a escassez de alimentos que, em geral, afeta uma ampla extensão de um território e um grave número de pessoas.

No mundo cerca de 100 milhões de pessoas estão sem teto; existem1 bilhão de analfabetos;  1,1 bilhão de pessoas vivem na pobreza, destas, 630 milhões são extremamente pobres, com renda percapta anual bem menor que 275 dólares; 1,5 bilhão de pessoas sem água potável; 1 bilhão de pessoas passando fome;150 milhões de crianças subnutridas com menos de 5 anos (uma para cada três no mundo); 12,9 milhões de crianças morrem a cada ano antes dos seus 5 anos de vida.

No Brasil, os 10% mais ricos detêm quase toda a renda nacional.

As causas naturais para justificar a fome são: clima; seca; inundações; terremotos; ss pragas de insetos e as enfermidades das plantas.

E ainda podemos contar com as causas humanas como a instabilidade política; ineficácia e má administração dos recursos naturais; a guerra; os conflitos civis; o difícil acesso aos meios de produção pelos trabalhadores rurais, pelos sem-terras ou pela população em geral; as invasões; o deficiente planejamento agrícola; a injusta e antidemocrática estrutura fundiária, marcada pela concentração da propriedade das terras nas mãos de poucos; o contraste na concentração da renda e da terra num mundo subdesenvolvido; a influência das transnacionais de alimentos na produção agrícola e nos hábitos alimentares das populações de Terceiro Mundo; a utilização da "diplomacia dos alimentos" como arma nas relações entre os países; a relação entre a dívida externa do Terceiro Mundo e a deteriorização cada vez mais elevada do seu nível alimentar e a relação entre cultura e alimentação.

O Brasil é o quinto país do mundo em extensão territorial, ocupando metade da área do continente sul-americano. Há cerca de 20 anos, aumentaram o fornecimento de energia elétrica e o número de estradas pavimentadas, além de um enorme crescimento industrial. Nada disso, entretanto, serviu para combater a pobreza, a má nutrição e as doenças endêmicas.
Em 1987, no Brasil, quase 40% da população (50 milhões de pessoas) vivia em extrema pobreza. Nos dias de hoje, um terço da população é mal nutrido, 9% das crianças morrem antes de completar um ano de vida e 37% do total são trabalhadores rurais sem terras. Há ainda o problema crescente da concentração da produção agrícola, onde grande parte fica nas mãos de poucas pessoas, vendo seu patrimônio aumentar sensivelmente e ganhando grande poder político. 

compartilhar

Adicione um comentário !

(Facultativo)

(Facultativo)

error

Atenção, os comentários insultuosos, racistas, etc. são proibidos neste site.
Se alguma queixa for apresentada, utilizaremos o seu IP (54.196.159.11) para o identificar.     


27 Comentário(s)

  • ithamyris mailto

    Fri 02 Nov 2012 21:46

    quando obserco cenas do tipo fico abismada com tamanha desigualdade,onde muito possuem tantos e outros nada,onde vamos parar?onde vamos chegar?

  • Maria Irene mailto

    Tue 25 Sep 2012 23:39

    Nosso mundo é tão rico e seres humanos passando fome, isso dói, pois quem pode fazer algo para melhorar, não faz, está ai nos meios de comunição as roubalheiras, se isso não acontecesse conserteza teria pão na mesa de todos, por que esses ladrões esquecem que tudo que é tirado do proximo ele não levará para o tumulo, por que não ajudar o irmão necessitado. A fome é triste gente, põem a mão na conciencia e muda essa estatísca de nosso País e do mundo...É só querer...

  • maria julia mailto

    Mon 17 Sep 2012 20:21

    que tristesa ! nao queria estar na pele deles

  • Paloma

    Thu 30 Aug 2012 19:09

    Ameiii,, isso pode mostrar a população que a fome e a pobreza não é coisa que se brinque

  • Raquel mailto

    Tue 28 Aug 2012 00:31

    É muito triste mesmo mais isto não é porque nós fomos errados e jogamos lixo etc .somos culpados sim mais em vez dos países se preocupa em tecnologias podiam pelo menos cuidar de países que tem crianças que morrem antes de completar os seu cinco anos. É muita vergonha parece que essas pessoas não tem coração é muito comum políticos falarem que vão cuidar mais numca vi cumprir eu sei que é fácil falar ou escreve como eu .Mais vamos ter um bom censo de botar em pratica vamos abrogar fome do brasil que ai ele vai ser desenvolvido não por melhores maquina mais sim por crianças saudaveis

  • yorrana mailto

    Fri 06 Jul 2012 01:33

    como acabar a fome no mundo?

  • lucas mailto

    Fri 06 Jul 2012 01:32

    fome no mundo muito ruin

  • sol

    Thu 19 Apr 2012 18:15

    a fome e uma vergonha mundia ,devemos nos reunir e combater essa vergonha .

  • gado

    Mon 09 Apr 2012 21:46

    que site merda tira essa droga dai

  • daniela

    Fri 16 Mar 2012 13:28

    acredito que o nosso paÍS tem muitas possabilidade de inverter esta situaçao,tirando um pouco de cada deputados e senadores que ganha e salarios altisimo e nao vemos nenhum soluçao para esta causa.


abrir barra
Fechar barra

Deve estar conectado/a para escrever uma mensagem blogfome

Deve estar conectado/a para adicionar blogfome os seus amigos

 
Criar um Blog